Programação do “Empreende+” abre semana de atividades com turismo como tema central

“Empreende+” apresenta atividades voltadas ao empreendedorismo

Em tempos de Cristo Protetor, Trem dos Vales e tantos outros empreendimentos, o turismo pauta debates e se torna cada vez mais presente na rotina e no planejamento dos municípios da região. É sob esta percepção que o segmento surge na programação do “Empreende+: Somando Novas Oportunidades”.

De 08 a 11 de novembro, em Encantado, o “Empreende+” apresenta atividades voltadas ao empreendedorismo. No primeiro dia de programação, na terça-feira (08), a partir das 19h, o evento aborda o universo do turismo no palco principal da Sede do Sicredi Região dos Vales.

No painel principal, Maximilianus Pinent apresenta “Realidades e Desafios” do setor. Graduado em Turismo, Mestre em Desenvolvimento Regional, Especialista em Gerenciamento de Projetos e Tecnologias Educacionais, Pinent atuou como gerente de projetos do Escritório de Turismo de Porto Alegre, do Instituto Marca Brasil e no Laboratório de Turismo Regional do Vale do Paranhana. Também atuou como especialista no Ministério do Turismo e como Diretor da SETUR/RS. Professor universitário, atua na FAMED, preside o Instituto Brasileiro de Mobilidade e é sócio da Agenda de Viagem, onde presta consultorias de desenvolvimento e qualificação para o turismo.

Abordando o “Panorama geral do turismo na região”, Charles Rossner, secretário de “Turismo e Desenvolvimento” de Encantado; especialista em “Criação de  Produtos Turísticos para Estrangeiros”; empreendedor no ramo do turismo há 16 anos e vice-presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales).

Completa o espaço de fala o empresário Rafael Fontana, coordenador do “Trem Dos Vales” e membro da “Associação Amigos de Cristo”. Fontana já presidiu a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e a Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e) .

Presença de cases de sucesso locais

A construção do Cristo Protetor é considerada a principal força propulsora da implantação de novos empreendimentos, tanto em Encantado, como na região dos vales. Desde o dia 6 de abril de 2021, data em que os braços e a cabeça do Cristo Protetor foram içados, até julho deste ano, mais de 300 novos CNPJs haviam sido registrados no município, entre as áreas de indústria, comércio e serviços. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Ilustrando o cenário de crescimento dos empreendimentos turísticos, o Empreende + apresenta “cases de sucesso” locais do setor – marcas que se desenvolveram em Encantado durante os últimos anos e hoje são referência de turismo, gastronomia e acolhimento. Conheça cada uma delas:

Casa Le Chiavi

Bistrô com culinária italiana, ambientado pela história de Encantado. Construído na década de 50, o espaço mantém a tradição de bem receber, onde o visitante, além da gastronomia, ainda pode desfrutar da vista da Lagoa da Garibaldi.

Belvedere Encantado

Espaço natural para contemplação do Vale do Taquari, com vista para os municípios de Encantado, Muçum e Roca Sales, além da ponte rodoferroviária Brochado da Rocha e o Rio Taquari. Localizado na Linha Chiquinha, oferece lanches, bebidas, café da manhã e piquenique com agendamento.

Vivenda Altos da Glória

Espaço gastronômico preocupado com o meio ambiente e a sustentabilidade, localizado na Linha São Roque. O Vivenda Altos da Glória une gastronomia, contato com a natureza e diversos ambientes pensados para bem-acolher. Além dos ambientes, estão sendo construídos bangalôs que terão jardim zen e jacuzzi.

A programação completa do “Empreende +: Somando Novas Oportunidades” e os ingressos que dão acesso às atividades estão disponíveis em: www.empreendemais.org.br

A plataforma Sympla, no site do evento, disponibiliza ingressos a partir de R$ 38,00 reais, nas opções “individual” e “combo”. Ainda é possível parcelar o valor em até 12x.Além do Turismo, o “Empreende +” apresenta Negócios, Marketing, Vendas, Cultura e Empreendedorismo.

O patrocínio é de Sicredi Região dos Vales, Fontana, Diamaju, Clip Tabacaria, Divine Chocolates, Cúbica, Vanga Gestão de Negócios, Vini Lady, Unimed, Pretto Veículos, Cerâmica Conzatti, Hemoanálises Análises Clínicas, Orgatec, Cia do Jardim, Tigrão Áudio e Som, Baldo S/A, Joalheria e Ótica Cima, Zada e Elev Energy Drink, exale sua essência.

Créditos: Camila Merlo

 

Compartilhe